Esta hierarquia é chamada de "Senhores do Sacrifício". A energia por ela utilizada é a do poder do verbo: a linguagem. Os gênios da humanidade são representações simbólicas do cuidado protetor que Deus tem sobre a humanidade.
Foram denominados "Senhores do Sacrifício", porque, em outras vidas deram um nível superior de consciência para o grupo em que viviam. Segundo Helena Blavastsky, estes seres seriam pilares de Luz, o princípio divino que está instalado na forma humana.
Sómente a presença física das pessoas nascidas em 19/03, 31/05, 12/08 e 24/10 consegue afastar o gênio contrário de uma família ou de um grupo. Em nível cósmico, elas produzem a força total da consciência, dando uma combinação inteligente, o que de certa forma, representa uma aliança com Deus.
Essas pessoas, não possuem um anjo específico para si, pois já tem uma essência angelical muito forte. Isso em decorrência de atos humanitários, através dos quais sua própria vida foi doada em benefício de um grupo. Por isso, os gênios da humanidade, possuem o previlégio de poderem escolher seu próprio anjo, evidentemente, estudando- os um a um até encontrar aquele que mais se aproxima com sua características pessoais.
Possuem costumes e leis admiráveis. Devem aprender a vibrar positivamente, ter mais coragem e não se conformar com as opiniões correntes das massas. Também devem ser inimigos da impureza, da ignorância e da libertinagem. Terão muito respeito pelos seres humanos, honrando suas palavras. Essas almas imortais viveram por muitos séculos seguidos aqui na Terra. Eles nunca poderão transgredir essas leis, deixando-se dominar pelo gênio contrário. Se isso ocorrer, sua missão não se cumprirá e tudo se voltará contra eles.
A amizade ou mesmo a união de duas pessoas nascidas nos dias governados pelos gênios da humanidade é uma aliança divina com Deus.

Dia 19 de Março

Elemento Éter. Protegido pela deusa Sekmet, a guerreira, encarregada de destruir a força dos inimigos. Representada como uma mulher com a cabeça de leão, portando uma coroa com o disco solar. Responsável pelo começo do ano esotérico.
Tem uma grande consciência da própria força e magnetismo. Exerce domínio sobre todos com grande facilidade. Organizado, com forte senso do dever, despreende muita energia nos negócios novos ou desafiadores. Provavelmente obtém equilíbrio quando trabalha em equipe. Constrói seu próprio bem sem esquecer dos outros.

Gênio Contrário: Domina a impulsividade, as aventuras amorosas, o egoísmo e a violência.


Dia 31 de Maio

Elemento Ar. Protegido pelo deus Tot, senhor das palavras, criador da fala e inventor da escrita. É representado como um homem com a cabeça de uma ave, a sagrada Íbis. Responsável pelo controle dos silfos, contando com extraordinária beleza.
Está sempre experimentando e conhecendo coisas novas. Assim como um pássaro está sempre voando de galho em galho. Adora a adaptação de coisas que instigam sua inteligência. É um pesquisador extremamente curioso e individualista. Tem forte capacidade de comunicação e praticidade em expor suas idéias e metas. Super ativo, está sempre "inventando".
Gênio Contrário: domina a natureza dupla, o nervosismo, a preguiça e a não fixação a nenhum amor.
 


Dia  12 de Agosto

Elemento Fogo. Protegido pelo deus Rá, a principal divindade egípcia, surgida do céu sob a forma de Benu, a ave Fênix, que ressurgiu das cinzas. Representado com uma coroa com um olho na frente, na forma de uma serpente. Responsável pela organização das forças das salamandras.
É extrovertido, dotado de grande energia e poder, adora enfrentar situações difíceis e está sempre superando-as. A energia é a mesma do sol, nasceu para brilhar, é orgulhoso e trabalhador.
Gênio Contrário: domina a depressão, a estagnação e o abuso de poder. Não sabe perder, mas aceita a derrota.
 


Dia  05 de Janeiro

Elemento Terra. Protegido pelo deus Anubis, o guardião dos mortos, responsável em pesar a alma na balança da verdade e encaminhá- la para a salvação ou castigo. Guardião de todos os segredos do mundo. Representado por um homem com a cabeça de chacal. Domina a força dos gnomos.
Paciente, com inteligência aguda, tem facilidade em expor suas idéias, tornando- se assim uma pessoa de sucesso. Fiel, amigo e protegido dos deuses, é perseverante e exerce o poder com exato senso de justiça. É um excelente conselheiro.
Gênio Contrário: domina a impaciência, o orgulho exagerado, o egocentrismo e a falta de modéstia.
 

Dia  24 de Outubro

Elemento Água. Protegido por Osíris, rei dos deuses, deus da renovação de tudo que morre e volta a nascer. Representado como um homem que tem nas mãos o cajado, símbolo de sua autoridade régia. Escolhido para governar as forças das ondinas, é possuidor de enorme beleza.
Possui intenso sentimento de emoção, persistência imensa, intuição fortíssima, que bem canalizada, trabalha diretamente com os poderes paranormais. Resiste a todas as adversidades e está sempre disposto a defender o que almeja, em todas as áreas.
Gênio Contrário: domina o ciúme excessivo, a desconfiança e o uso da potencialidade intuitiva, para praticar a magia negra.